5 Verdades do Evangelho para Dias Difíceis

5 Verdades do Evangelho para Dias Difíceis

“Neste mundo vocês terão aflições…”, disse Jesus aos seus discípulos (Jo 16.33). De fato, vivemos em um mundo disfuncional, repleto de problemas e aflições. Por vezes nossa vida vai de uma crise à outra, quando não várias delas nos sobrevêm ao mesmo tempo.

“…Contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”, continuou Jesus. Ou seja, aquilo que ele fez em sua vida e obra deve ser a fonte de esperança de todo cristão, quando as aflições da vida surgem. O ânimo para enfrentar as dores deste mundo está em Jesus, na vitória dele sobre a morte. Só nele há real esperança.

Todavia, é bem verdade que em tempos de crise nem sempre nos lembramos de quem Deus é e do que ele já faz por nós em Cristo. Portanto, eis aqui 5 verdades do envangelho para dias difíceis.

  1. Deus ouve suas orações. Lembre-se de que, por meio de Cristo, Deus ouve todas as suas orações. Como disse o profeta Jonas: “Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz” (Jn 2.2). Em dias difíceis, clame ao Senhor. Seus ouvidos não estão encobertos ao seu clamor (Sl 34.15).
  • Deus governa sua história. Lembre-se também de que Deus nem por um segundo deixou de governar tudo o que acontece em sua vida.Como afirmou o profeta Daniel, “não há quem lhe possa deter a mão” (Dn 4.35). O Deus todo-poderoso está no controle de sua história, cuidado de todos os detalhes.
  • Deus está perto de você. Lembre-se ainda de que o controle de Deus sobre sua história não se dá de maneira distante e mecânica. O Senhor Jesus é o Emanuel – O Deus conosco (Is 7.14) – e ele está perto de você (Fp 4.5)! Isso significa que o poder dele atua de maneira amorosa sobre sua vida, satisfazendo suas reais necessidades, a fim de conformá-lo à sua imagem (Rm 8.28,29).
  • Deus é misericordioso. Outra importante verdade a se lembrar em dias difíceis é a respeito da misericórdia de Deus. O salmista diz que “a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem” (Sl 103.17). Todas as manhãs a misericórdia divina é renovada sobre você. Lembrar-se disso em dias difíceis evitará que os problemas distorçam sua visão sobre a bondade de Deus. 
  • Deus tem poder para salvar. Após sua experiência no ventre do grande peixe, Jonas concluiu: “Ao Senhor pertence a salvação” (Jn 2.9). O nosso Deus tem poder pra salvar – tanto das aflições momentâneas quanto das aflições eternas. É dele que vem nosso socorro (Sl 121.2). E em Cristo temos a garantia de que o poder salvador de Deus cumprirá, sem falhar, todos os seus propósitos (Rm 1.16,17).

Nem sempre é fácil nos lembrarmos dessas verdades em dias difíceis. As circunstâncias desfavoráveis, nosso coração duvidoso e os dardos inflamados do maligno parecem formar uma tríade do mal contra nossa fé e nossa esperança em Deus. Mas lembre-se de que é exatamente nesses dias que a paz de Deus que excede todo o entendimento guarda nosso coração e nossa mente em Jesus (Fp 4.5).

Eron Franciulli Coutinho Jr

One Comment

  1. ELIANA BORTOLUSO MOURA

    Como é reconfortante lembrar que Deus nos ouve, que Ele sempre está com a gente, que sua misericórdia é eterna, e que só Ele tem o poder de salvar. Em dias difíceis ficamos tão desnorteados e cegos que muitas vezes não conseguimos enxergar a Sua presença e como é maravilhoso o seu guiar. Obrigada pastor Eron, por nos lembrar que são nestes momentos que a nossa fé deve ser firme.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *