Igreja Presbiteriana do Campo Belo, IPCAMPOBELO
http://www.ipcampobelo.com.br/a-escola-do-espirito-santo/
Export date: Wed Dec 12 13:14:39 2018 / +0000 GMT

A Escola do Espírito Santo




“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,” (2Tm 3.16)


Apesar de não ter mais filhos pequenos, recebo todos os anos, nessa mesma época, inúmeros e-mails que trazem anúncios de pré-escolas, escolas e universidades colocando-se à disposição para contato e visitação, visando matrículas e adesão a esses estabelecimentos de ensino. O objetivo é claro: “matricule-se em nossa escola e conheça mais através de nossos métodos”.

Vivemos em um tempo de grande despertamento para o conhecimento. Inúmeros cursos, seminários e atualizações curriculares são oferecidos intensamente a toda a população, a fim de dar direção e tornar as pessoas mais capazes, despertando competências específicas para serem usadas no mercado de trabalho. Não existe dúvidas de que o conhecimento é muito importante para a convivência e eficiência do ser humano em sociedade. No plano espiritual, também, pode-se destacar que o conhecimento é uma ferramenta de vital importância. Sem querer dicotomizar a questão como se fossem esferas totalmente diferentes, os conhecimentos secular e espiritual sempre estarão interligados. Todavia, nesse momento, quero chamar sua atenção à esfera espiritual.

Na história do cristianismo, João Calvino, ao escrever a respeito do conhecimento de Deus e o conhecimento de nós mesmos, cunhou uma expressão na qual afirma que: a Escritura, é a escola especial dos filhos de Deus [...] e a Escola do Espírito Santo [1-2]. Calvino busca, entre outras coisas, demonstrar que o verdadeiro conhecimento de Deus - escudo para nos proteger de erros- e a superioridade revelacional vêm da Lei de Deus direto para coração do homem, e que, debaixo da direção do Espírito Santo, seremos cristãos andando segundo a vontade de Deus.

A revelação escrita de Deus tem como propósito comunicar ao homem o que ele precisa saber sobre Deus e sobre si mesmo. Nesse sentido, podemos dizer que a Bíblia é o manual do fabricante para o homem. Portanto, ao pensar na relevância e profundidade do conhecimento, precisamos ir à maior e melhor fonte: a revelação de Deus ao homem, isto é, a Bíblia. Quero propor a você uma pequena análise dos benefícios da Palavra de Deus para a nossa vida:

  1. Revelação de Deus para vida e salvação – É através dessa Palavra que Deus se revela ao homem, fazendo-o entender a vontade soberana do Senhor e o sublime caminho da salvação através de Jesus, o Salvador. “A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices” (Sl 19.7)

  2. Autoridade para igreja de Deus – Através da inconfundível firmeza doutrinária e prática, a Bíblia instrui os seus servos a respeito da verdadeira adoração, da conduta dos homens diante de Deus e da sociedade, da vocação, do chamado dos servos de Deus e da condução da Igreja como o corpo de Cristo. “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,”. (Ef 4.15)

  3. Fonte de sabedoria e felicidade – Na Palavra, encontramos as fontes verdadeiras para uma boa condução de nossa vida. “...o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices” (Sl 19.7b). “bem-aventurados (felizes) os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração” (Sl 119.2).

  4. Bálsamo e esperança para o coração – Através da leitura da Bíblia somos visitados e consolados por Deus. “Estou aflitíssimo; vivifica-me, SENHOR, segundo a tua palavra” [...] “Tú és o meu refúgio e o meu escudo; na tua palavra eu espero”. (Sl 119.107 e 114).

  5. Instrumento para nos afastar do pecado – Através da leitura sistemática da Palavra, somos fortalecidos para vencermos às tentações. “Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti.” [...] “Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniquidade alguma” (Sl 119.11 e 133).

  6. Alimento para a vida espiritual – Na Palavra, temos todos os nutrientes para o fortalecimento de nossa alma. “desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação” (1Pe 2.2)


Muitos são os benefícios da leitura diária e sistemática da Escritura e não será possível esgotá-los aqui. O desafio que quero fazer a você é que os experimente por você mesmo. Matricule-se já na Escola do Espírito Santo, adquira conhecimento espiritual e colha as benesses dessa Palavra em sua vida hoje e eternamente.

Pr. Fábio Coutinho
Post date: 2018-11-22 15:04:37
Post date GMT: 2018-11-22 15:04:37

Post modified date: 2018-11-22 15:05:12
Post modified date GMT: 2018-11-22 15:05:12

Export date: Wed Dec 12 13:14:39 2018 / +0000 GMT
This page was exported from Igreja Presbiteriana do Campo Belo, IPCAMPOBELO [ http://www.ipcampobelo.com.br ]
Export of Post and Page has been powered by [ Universal Post Manager ] plugin from www.ProfProjects.com