A Escritura e a Ética

A Escritura e a Ética

“Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2Tm 3.16)

Vivemos dias difíceis, nos quais a ética parece ser um objeto descartável em nosso país. Ao abrirmos os jornais, ao vermos ou ouvirmos os noticiários, ao conversamos, e até mesmo ao andarmos pelas ruas, percebemos a corrupção generalizada, as falcatruas, as negociatas “debaixo dos panos” e a falta de transparência no trato da coisa pública. Resumindo: está faltando ética em nossa nação!

Como seria bom se nossa ética viesse da Bíblia. Como seria proveitoso ter decisões em nossa vida, ou em nosso país, estabelecidas pelo padrão correto: o padrão de Deus. A Escritura como norma ética de vida tem muito a nos acrescentar. A tradição Reformada, em relação a este assunto, estabelece:

1 – A Necessidade da Bíblia: Não há verdadeira ética cristã sem a Palavra de Deus, que trabalha a partir de uma ética interior, para mudanças exteriores.

2 – A Autoridade da Bíblia: Quando Deus fala, ele fala com autoridade. A verdadeira Igreja reconheceu na história, e reconhece hoje, que o que “está escrito” precisa ser tomado como ensino ético da Escritura, e como vem de Deus é padrão absoluto.

3 – A Clareza da Bíblia: Não significa que compreenderemos, exaustiva e profundamente, todas as verdades de Deus, mas o propósito do Senhor para conduzir o homem à salvação, ou seja, em termos éticos a Bíblia é suficientemente clara para nos responsabilizar pelos nossos atos e o cumprimento de nossos deveres para com o nosso Criador.

4 – A Abrangência da Bíblia: Toda a Bíblia cobre toda a vida humana. Não existem textos mais ou menos importantes, tudo é absolutamente útil e aplicável, em suas devidas proporções, aos nossos dias. Portanto, não há aspecto de nossa vida ética, que a Bíblia não cubra.

5 – A Suficiência da Escritura: Mais uma vez afirmamos que temos todas as palavras divinas necessárias para servir a Deus neste mundo e andarmos conforme sua vontade.

6 – O Poder da Bíblia: Não é um livro que somente diz coisas, mas um livro que, com a instrumentalidade do Espírito Santo de Deus, faz coisas, quebra conceitos humanos e muda drasticamente um coração, moldando-o à vontade divina.

Logo, se o conceito de ética e vida do mundo atual viesse da Bíblia, tudo mudaria em nossa casa, em nossa Igreja, em nosso país, em nosso trabalho, em nossos relacionamentos, etc.

Precisamos estar atentos às oportunidades que temos da parte de Deus, para anunciarmos, num momento em que há tanta descrença na ética e na moral, que há uma solução e assim apresentar o Caminho, a Verdade e a Vida – Jesus. Ele é quem nos conduz ao verdadeiro padrão ético e ainda mais a verdadeira vida, a vida eterna. Sola Scriptura!

Pr. Fábio Borges Coutinho

4 Comments

  1. Francieny

    Verdade Fábio. O povo brasileiro perdeu a esperança, esqueceram da palavra de Deus. Precisamos ser luz nesse mundo de trevas.

  2. Denise Vasconcelos

    Muito bom texto!
    Precisamos recordar que ocorreram mudanças na sociedade, devido à influencia de cristãos éticos na historia.
    Precisamos de porção dobrada do Espírito Santo em nossas vidas para influenciar essa sociedade cada vez mais corrupta e vinculada ao mal.

  3. Sônia

    Eu estava lendo e me lembrei de uma pregadora Sul-Coreana que disse , como eles, o povo cristão, com oração constante e diária para os governantes mudaram a nação.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *