Acima de tudo e de todos

Acima de tudo e de todos

“Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, …” (Hb 1.3)

Não são poucas as pessoas que compartilham uma visão equivocada sobre a pessoa e obra de Cristo na história da humanidade e, por essa razão, enxergam a Jesus como um personagem controverso. A verdade é que falta a essas pessoas o verdadeiro entendimento de quem Ele é e qual o Seu trabalho.Por causa do desconhecimento da pessoa divina do Senhor, essas pessoas seguem com os seus pressupostos e pré-conceitos sem entender e desfrutar de tudo que Jesus pode proporcionar aos que nele acreditam e o servem.

Lendo a epístolaque o apóstolo Paulo escreveu aos Colossenses, entre as muitas verdades edificadoras, somos encorajados a conhecer mais a respeito de alguns aspectos da obra e da pessoa de Jesusem relação à Sua primazia e assim corrigirmos qualquer conceito equivocado que tenhamos. Vejamos:

Jesus, o supremo governante: Ele é a imagem invisível de Deus (Cl 1.15), o supremo agente da criação e Senhor de tudo que existe (Cl 1.16), o sustentador de tudo, pois existia antes de todas as coisas (Cl 1.17) e como não poderia de deixar de ser, como primogênito de Deus, é o Cabeça da igreja e tem toda a primazia (Cl 1.18).

Jesus, o supremo reconciliador: Em Cristo fomos restituídos à perfeita harmonia com Deus. Estávamos afastados de Deus por causa de nossos delitos e pecados, entretanto, fomos unidos a Ele, novamente, através do sacrifício vicário de Jesus, sendo apresentados ao Pai como santos, inculpáveis e irrepreensíveis (Cl 1.21-22). Quem tem o supremo reconciliador como seu Salvador e Senhor, conta ainda com companhia do Senhor em sua vida (Cl 1.27).

Jesus, a suprema fonte da sabedoria: Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Cl 2.2-3), quanto mais conhecemos a Cristo, mais crescemos intelectualmente e a nossa cosmovisão começa a se alinhar com a Dele dando-nos discernimento para enfrentarmos as mais variadas situações da vida. Sendo Cristo a suprema fonte da sabedoria, nem a filosofia ou os mais variados conceitos humanos conseguem conter ou explicar Jesus (Cl 2.8).

Jesus, a suprema fonte da vida:Todo o que Nele crê passa da morte para a vida (Cl 2.11-13), tornando-se livre, sem amarras, legalismos ou ritualismos (Cl 2.16-23). Jesus é a fonte de vida e transforma o nosso pensamento e aspirações, levando-nos a vivenciar, agora, vitórias contra o pecado e uma rica esperança da eternidade ao seu lado (Cl 3.1-5).

Diante da supremacia de Cristo, a postura cristã sempre precisará ser avaliada e corrigida. A palavra do apóstolo Paulo aos Colossesses se torna cada vez mais atual para cada um de nós: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo que fizerdes, seja e, palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Cl 3.16-17)

Que o Supremo Senhor e Pastor de nossa alma, nos ajude a caminhar assim!

Pr. Fábio B. Coutinho

One Comment

  1. Evangelina

    FABIO VC ME TRAZ UMA DESCRIÇAO PERFEITA DA ENORMIDADE DA PESSOA DE JESUS CRISTO, QUEM NÖS SABEMOS SER TUDO ISSO MAS CONSTANTEMENTE ESTÁ QIUECEMOS DA SUA GRANDIOSIDADE!!! MUITO OBRIGADA MESMO!!!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *