Como ler a Bíblia corretamente

Como ler a Bíblia corretamente

Retro key and opened book

Como ler a Bíblia corretamente


 

A leitura, estudo e meditação da Bíblia Sagrada é uma das principais atividades devocionais do cristão. O próprio Jesus ensinou que o crente é santificado pelo Espírito pela instrumentalidade da Palavra (Jo 17.17). Todavia, há muitas dúvidas e confusões no meio cristão sobre como ler as Escrituras. Considerando que uma interpretação sadia começa pela leitura correta de um texto, o leitor logo percebe a relevância desse assunto. Por isso, sugerimos abaixo uma maneira prática e fácil para orientar o estudo da Bíblia Sagrada.

O AUTOR ÚLTIMO DE CADA TEXTO DAS ESCRITURAS É O ESPÍRITO SANTO

1. Leia procurando identificar o significado pretendido pelo autor do texto A fim de compreender e aplicar o conteúdo de um texto lido, o leitor deve identificar a intenção do autor. Se ele não o faz, sua interpretação se torna subjetiva e ele atribui ao texto o significado que quiser. Isso seria muito perigoso com respeito ao texto bíblico, pois quem age assim acaba fazendo a Bíblia dizer o que ele quer e não o que o seu Autor pretendeu. Não se estuda a Bíblia apenas para experiências subjetivas, mas para a compreensão objetiva da intenção de Deus em cada página! O Autor último de cada texto das Escrituras é o Espírito Santo que comunicou sua mensagem por meio de homens que a estruturaram de maneira lógica e coerente. Dessa maneira, o significado original de cada passagem é uma das primeiras tarefas do leitor bíblico.

2. Faça perguntas ao texto bíblico, pois isso ajuda a compreender seu significado, suas lições e sua relevância contemporânea Uma leitura proveitosa é um exercício ativo, no qual a mente interage e se engaja com o que está sendo observado. Fazer perguntas ao texto tem o efeito de criar um problema a ser resolvido e isso estimula o estudo e empolga o leitor. Além do mais, essa atividade acaba revelando riquezas do texto lido. a. Pergunte pelo significado das palavras empregadas. Por exemplo, o que essa palavra significa nessa sentença específica? Qual o significado pretendido pelo escritor original? b.Pergunte pelo sentido da frase, especialmente aqueles imperativos usados. Quando o apóstolo Paulo escreve “não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões” (Rm 5.12), o que ele queria dizer? Qual é a relação de “reinar” e “obedecer às paixões”? Quais seriam nossas paixões pessoais? c. Pergunte pelo contexto da passagem. O contexto (o anterior e o posterior) lança luz sobre o texto estudado e acaba revelando as intenções do Autor. Além do mais, há uma ordem lógica na narrativa bíblica que deve ser considerada. d. Pergunte pelas conexões entre a passagem lida e o restante das Escrituras. A Bíblia é caracterizada por sua harmonia, pois ela foi inspirada pela mesma Mente. Dessa forma, um texto não pode significar algo que contradiz o ensino geral das Escrituras. e. Pergunte pelas lições do texto para a sua vida. O propósito de Deus em conceder sua Palavra ao seu povo foi para que ela fosse praticada e obedecida. Dessa maneira, não se satisfaça em saber o que o texto diz, mas disponha-se a obedecer e aplicar esse ensino a sua vida.

3. Ore pedindo que o Senhor conceda graça para transformar e aperfeiçoar você Estudar a Bíblia sem oração pode ser presunção. O fato é que somos totalmente dependentes do Espírito que inspirou esses livros, tanto para interpretá-los como para praticá-los! Logo, temos que estudar a Bíblia em oração.

A prática diária dessas sugestões pode facilitar e empolgar o estudo diário da Palavra de Deus. O resultado, segundo o próprio Jesus, será nossa santidade.

0 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *