Esperar sem Desesperar

Esperar sem Desesperar

“lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1ª Pe 5.7)

O verbo esperar tem ganhado conotação negativa em nossos dias. Esperar, hoje, é sinônimo de atraso, mau atendimento, falta de organização, descaso e apatia. Em um mundo onde a palavra de ordem tem sido velocidade, seja ela em forma de informação, atendimento ou locomoção, nós não temos tido paciência. Na verdade, queremos que tudo se resolva em apenas alguns segundos. A paciência parece ser uma virtude em extinção. Esperar tem causado stress, irritação, intolerância, indignação e, em alguns casos, até mesmo desespero.

No que diz respeito ao mundo espiritual, infelizmente, nossa atitude não tem sido diferente. Somos impacientes com relação às promessas de Deus. Desejamos que Ele nos dê suas bênçãos em nosso próprio tempo. Queremos que Deus se enquadre na urgência de nossa agenda. O nosso desejo éadministrar a agenda de Deus. Na verdade, chegamos a pensar que todo o universo deve girar ao nosso redor, consideramo-nos o centro e, por isso, até mesmo Deus deve estar a nosso dispor e serviço.

Não são poucas as vezes que queremos que Deus nos dê agora, por atacado, todas as bênçãos que Ele reservou para nós durante toda a vida e também na eternidade. Nós não nos contentamos com o pão de cada dia. Alguém já disse que Deus nos manda pedir o pão de cada dia e nós queremos uma padaria inteira. Na verdade, não temos observado o ensino da Palavra de Deus que nos ensina a olhar para os lírios do campo e as aves do céu (Mt. 6.25-34).

Estamos perdendo de vista a certeza de que Aquele que nos escolheu, chamou e justificou, haverá de guardar-nos e suprir todas as necessidades até o fim.Deus quer nos ensinar a sermos pacientes, aguardar o tempo certo e colher na hora exata, no tempo oportuno do céu. Por essa razão, ao orarmos, devemos aprender a esperar no Senhor. Ele tem o tempo certo de agir. O tempo de Deus não é o nosso tempo.

A Bíblia diz que “a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar, nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir”. O problema está em nós, na nossa pressa e consequentemente em nosso pecado. É necessário aprender com o salmista (Sl 40.1)“Esperei confiantemente pelo Senhor; Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”,e assim mudar a nossa oração e atitude, aguardando com esperança e confiança em Deus.

Esperar, na perspectiva bíblica, tem um sentido positivo. Esperar no Senhor não é perda de tempo, não é stress nem desespero, mas sinônimo de quietude, confiança e entrega. Quando nossa esperança está em Deus, esperar significa ter certeza de que o nosso destino está nas mãos do Senhor do universo. Esperar significa que Deus está no controle de todas as coisas e que ele está preparando o melhor para nós. A nossa história já está construída na mente de Deus, mas ainda não foi mostrada a nós no tempo.

Esperar é crer, é confiar na providência, na sabedoria e bondade de Deus. Esperar é saber que nós somos mais do que vencedores, pois ele cuida de cada um, conduzindo em triunfo e suprindo todas as necessidades.Esperar é reconhecer que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. É saber que ela será cumprida em nossa vida em tempo oportuno, no tempo de Deus.

Que o Senhor nos encha de confiança e fé, para aguardarmos o cumprimento de Sua vontade em nossa vida.

Pr. Fábio Borges Coutinho

One Comment

    Terezinha

    Uma palavra cheia de esperança, para que possamos suportar as desventuras de hoje. Obrigada Rev. FÁBIO COUTINHO!

Commenting has been turned off.