Homens Que Lideram Suas Famílias

Homens Que Lideram Suas Famílias

pastoral39

Homens Que Lideram Suas Famílias

“…Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15)


John Crotts,em seu livro Homens Fortes, sugere a seguinte cena: Duas filas se formam na entrada da igreja, em uma reunião de homens. Uma longa fila permanecia em frente à porta marcada: “Homens que não são os líderes espirituais de suas famílias”. Na outra porta, lia-se: “Homens que são líderes espirituais de suas famílias”. Somente um homem permaneceu nesta segunda fila. Quando lhe perguntaram qual era o seu grande segredo, ele deu de ombros e respondeu: “Apenas estou onde minha esposa mandou que eu ficasse”.

Diferente dessa anedota, Deus colocou o homem como o cabeça do lar e a mulher como sua auxiliadora (Gn. 2.18). Inverter estes papeis é uma atitude insensata que trará desestabilidade no contexto familiar.

Em nosso tempo, sem dúvida alguma, vivemos uma séria crise de liderança familiar. A família da atualidade clama por liderança masculina, ainda que isto seja inconsciente em muitas delas. Há uma necessidade urgente de homens que abracem o papel e a responsabilidade que Deus lhes confiou. Muitos homens, apesar de alegarem que são seguidores de Cristo, tentam conduzir suas famílias, mas o fazem de forma contrária à Palavra de Deus, transformam-se em ditadores e esmagam sua esposa e filhos debaixo de uma liderança coercitiva,sem amor e desconectada da vontade do Senhor. Outros, simplesmente, são omissos e não assumem o papel que lhes foi designado por Deus.

Além disso,percebemos que muitos homens abandonam sua vocação natural, seu legado de cabeça do lar e delegam a responsabilidade da liderança espiritual desua casa nas mãos de suas esposas, sobrecarregando-ascom esta prática e assim confundem os filhos e desobedecem a Deus.

Na 1ª epístola de Paulo aos Coríntios 11.3, lemos que o homem deve ser o cabeça da mulher e em Efésios 5.22-23 esta verdade é confirmada. O homem é chamado para ser líder, para orientar, proteger e estar à frente de sua família. Deus não quer que o homemse torne líder, Ele já o fez assim, portanto é hora de assumirmos a liderança que Deus nos concedeu e levarmos nossa família aos pés do Senhor. Mas, para que isto aconteça, o homem deve voltar-se primeiramente em submissão ao Senhor, tendo uma vida de consagraçãoe buscando discernimento nas Sagradas Escrituras.

Um pai ditador ou um pai omisso nunca será um bom líder, irá fracassar. Será um peso morto para o seu lar e estará formando uma geração fraca, um lar atrofiado e consequentemente cristãos fracos e tímidos na igreja do Senhor. Eisenhower, ex-general e o 34º presidente dos EUA, certa vez disse: “Para ser líder, um homem deve ter seguidores. E, para ter seguidores, este homem precisa obter a confiança deles. Portanto a suprema qualidade de um líder é a integridade inquestionável”.

Não há como negar que os pais crentes são os líderes espirituais de suas famílias e devem esmerar-separa cumprir sua tarefa com submissão e alegria diante de Deus, essa é uma verdade cristalina nas Escrituras.Um dos exemplos bíblicos, nesse sentido, foi Jó que era “homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal”. Ele era um pai zeloso que cuidava da vida espiritual de seus filhos (Jo 1.5). Esse homem, embora tivesse grandes responsabilidades e muitas atividades, reservava um tempo para estar diante do Senhor intercedendo por seus filhos e, conforme o relato bíblico, fazia isso continuamente. Outro exemplo é o de Josué que decidiu servir a Deus com toda a sua casa.

Hoje, Deus continua convocandohomens crentes a assumir a liderança espiritual de sua casa. Portanto, ame sua esposa, proteja-a, ore pelos seus filhos, oriente-os e seja exemplo para eles. Clame a Deus para que o exercício da liderança espiritual e familiar faça parte de sua vida. Que o Senhor capacite, ilumine, dê discernimento e abençoea vida dos homens cristãos para que exerçam essa sublime tarefa segundo a vontade de Deus.

0 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *