Pais – Espelho Para os Seus Filhos

Pais – Espelho Para os Seus Filhos

“Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos; ” (Sl 78.5-7)

Não há dúvidas de que esta geração está precisando, desesperadamente, de modelos. Nesse sentido, humanamente falando, o melhor referencial que podemos ter é a família. É no seio do lar que os principais rudimentos para a construção de uma vida recebem os alicerces e é ali que os pais têm a oportunidade de ser exemplos vivos para a vida de seus filhos, suprindo a lacuna da ausência de referenciais na sociedade.

Ao olharmos de uma forma geral para o mundo encontraremos exemplos de muitos homens que tiveram sucesso na vida e deixaram marcas duráveis em razão de seus grandes feitos, como os grandes guerreiros da antiguidade, os líderes de reinos e nações. É possível identificar também, inúmeros escritores que impactaram vidas e mudaram a história e a sociedade com os seus pensamentos. Mas, infelizmente, temos poucos exemplos de pais piedosos que marcaram a vida de seus filhos e também de toda a humanidade.

O famoso escritor H. Jackson Brown disse: “Viva de tal modo que quando seus filhos pensem em justiça, carinho e integridade, pensem em você”. Já o Apóstolo Paulo, afirmou: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo”. Está em nossas mãos contar para os nossos filhos os poderosos feitos do Senhor, e mais, demonstrar com o nosso viver, o reflexo de ter a Cristo, como a maior referência de vida e instrução.  É na dependência do Senhor Jesus que teremos a possibilidade de dar uma maior instrução aos nossos filhos e ser exemplos de vida para eles.

Há um ditado popular que diz que “você não é o que fala, mas você é o que faz”. O seu filho seguirá o seu exemplo. Não existem dúvidas de que a maioria das crianças ouve o que dizem a elas, e algumas fazem o que é dito, mas precisamos observar que, definitivamente, as crianças fazem o que os adultos fazem. “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”. Querendo ou não, você é um exemplo e referencial para o seu filho. O grande músico Albert Schweitzer disse que o exemplo não é uma, mas a única forma de ensinar. Somos como espelho para os nossos filhos, nós precisamos olhar para Cristo e imitá-lo, e consequentemente, nossos filhos olharão para as nossas vidas e irão querer conhecer a Cristo e também imitá-lo e segui-lo.

Como ser espelho para os nossos filhos? O Reverendo Hernandes Dias Lopes [1], indica pelo menos quatro características que um espelho deve ter. Vejamos:

O Espelho é mudo: Ele não fala, apenas demonstra e reflete imagens. O espelho não discute com você, não demonstra o seu poder, não faz ameaças, não faz barulho. Nesse sentido os pais devem evidenciar um estilo de vida que seja capaz de refletir a imagem de Cristo.

O Espelho deve estar sempre limpo: Não será possível refletir nenhuma imagem se o espelho estiver sujo e embaçado. Por essa razão, os pais devem buscar primeiramente, conhecer a Cristo e viver uma vida de comunhão e santificação com o Senhor.

O Espelho deve ser plano: Para que haja imagens perfeitas é necessário que, além de ser limpo e bem polido, o espelho seja plano. Uma curvatura no espelho deforma a imagem que ele reflete. O que a superfície plana é para o espelho, a retidão é para os pais. Se não houver retidão na vida dos pais, os filhos contemplarão uma imagem distorcida, deformada, falsa e hipócrita.

O Espelho deve ser iluminado: Segundo o famoso orador Antônio Vieira, três coisas são necessárias para que se veja uma imagem no espelho: o próprio espelho, os olhos e a luz. Por essa razão, os pais precisam ter os olhos postos na Palavra de Deus, que é “Lâmpada para os pés e luz para os caminhos” (Sl 119.105).

Diante do Senhor, os pais são os responsáveis pelo desenvolvimento e o ensino da Palavra aos seus filhos. Eles devem ensinar, amar, apoiar, mas também ser exemplos de uma vida que reflete comunhão e intimidade com Deus. Esse é o maior legado, o maior presente que você pode dar aos seus filhos. Seja exemplo, seja espelho, reflita a imagem de Cristo e eles verão a beleza do Senhor em sua vida e terão um referencial de vida em um mundo cheio de falsas e distorcidas imagens. Que o Senhor nos ajude!

Pr. Fábio Borges Coutinho

[1] LOPES, Hernandes Dias. O melhor de Deus para sua vida. BH: Betânia, 2005.

One Comment

  1. Maria Terezinha Borges Coutinho

    Que o Senhor nosso Deus e Pai,continue iluminando sua mente,guiando seus caminhos Rev. Fábio Coutinho,nessa missão tão privilegiada,que é pregar a palavra de Deus.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *