Quais são as suas responsabilidades para com o seu pastor?

Quais são as suas responsabilidades para com o seu pastor?

pastoral44

É muito comum listarmos os deveres que os pastores têm para com a igreja em que trabalham. Estabelecemos quais devem ser suas responsabilidades, suas tarefas, seus horários, seu modo de falar e de se portar perante a igreja e, por vezes, até mesmo qual deve ser seu modo de se vestir. Criamos expectativas a respeito deles e esperamos que eles não nos decepcionem.

Contudo, você já parou para refletir sobre quais são as responsabilidades dos membros de uma igreja para com seus pastores? Richard Baxter, líder puritano inglês, em seu livro O Pastor Aprovado, não somente lista os deveres dos pastores para com a igreja, mas lista também os deveres que a igreja tem (ou pelo menos deveria ter) para com os seus pastores. Abaixo, exponho três deles:

  1. Cuide para não alimentar pensamentos negativos sobre os seus pastores

Baxter nos lembra que pastores são homens e não anjos. Eles são tão imperfeitos quanto os membros da igreja e por isso, às vezes, erram. Então, ame e imite a santidade dos seus pastores, mas não busque oportunidades para menosprezá-los ou desmoralizá-los por suas fraquezas e erros.

  1. Não se apegue a conversas de desprezo e rebelião contra seus pastores

Se alguém acha cabível questionar alguma decisão ou atitude de seus pastores, tenha uma conversa franca com eles. Não tenha conversas de desprezo com outros membros sobre aquilo que você não gostou. Seja íntegro ao lidar com suas dificuldades, lembrando-se que o Supremo Pastor da igreja, Jesus Cristo, há de testificar toda a verdade.

  1. Ouça seus pastores e tenha o cuidado de aprender o que eles ensinam

Seja grato pelo auxílio e pela dedicação de seus pastores no ensino da Palavra de Deus. Quando precisar da ajuda deles em alguma dificuldade, ou precisar de orientação para tomar alguma decisão, procure-os por sua própria iniciativa. É seu dever como membro ter tanta iniciativa quanto eles.

Lembre-se dos deveres dos seus pastores, mas não se esqueça da sua responsabilidade como membro. É desejo do Senhor que tanto a igreja quanto os pastores cresçam e sejam edificados mutuamente.

Eron Franciulli C. Júnior

0 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *