Três Maneiras de Lidarmos com as Dificuldades da Leitura Bíblica

Três Maneiras de Lidarmos com as Dificuldades da Leitura Bíblica

Ao ler um texto bíblico, você já se sentiu desanimado por não compreender o que estava escrito? Creio que sim. Todos os cristãos, vez ou outra, experimentam essa dificuldade. Nem sempre é fácil assimilarmos as datas, as genealogias, as expressões, os costumes, os nomes, os números, e tantos outros detalhes que estão contidos na Bíblia, uma vez que vivemos em época e contexto diferentes daqueles que a escreveram.

Comumente, respondemos à essa dificuldade de três maneiras: 1) Abandonamos a leitura e arrumamos alguma desculpa para justificar nossa falta de perseverança; 2) Continuamos a leitura de modo displicente e mecânico, a fim de evitar o desgaste mental e nos sentirmos confortáveis com o “dever” cumprido; 3) Esforçamo-nos ao máximo para extrair os ensinamentos do texto, pedimos ajuda, e somos edificados pelo Espírito Santo que fala ao nosso coração. Obviamente, essa última, é maneira correta de lidarmos com as dificuldades que surgem na leitura das Escrituras.

Portanto, sabendo que todo cristão deveria se esforçar mais nessa disciplina espiritual, e que isso não é uma tarefa fácil, permita-me oferecer a você três maneiras de lidar com as dificuldades que podem surgir nessa jornada. Elas, certamente, não exaurem o assunto, mas creio que são de grande valia para nos ajudar a dar os primeiros passos nesse sentido.

  1. Ore e peça a Deus a iluminação do Espírito Santo. Você já pensou que não há ninguém melhor do que o Espírito Santo para lhe ajudar nessa tarefa? Ninguém conhece melhor um texto do que o seu autor não é? Foi ele mesmo quem inspirou os escritores bíblicos. Ele é o grande autor da Bíblia! Então, antes de iniciar sua leitura diária, ore e suplique a Deus para que o Espírito Santo dele o ilumine. Depender dele nessa tarefa é fundamental.
  1. Cada palavra é importante. Diferentemente de muitos de nós no ensino médio, os autores bíblicos não “encheram linguiça” quando escreveram a Bíblia. Cada palavra tem um motivo para estar ali. Então, quando você for ler um texto, considere tudo o que está escrito. Veja os substantivos, os verbos, os artigos, as conjunções, etc. Faça perguntas ao texto: Quem? Quando? Onde? Como? Por que? Para que? Elas o ajudarão e entender com maior clareza o que o escritor bíblico está dizendo. E lembre-se: a Bíblia é a revelação especial de Deus. Logo, em todos os textos, devemos procurar aprender mais sobre ele. 
  1. Observe o contexto. Se você recebesse uma carta, você leria apenas um parágrafo dela e a guardaria? Creio que não. Você a leria toda, para compreender o todo. Com a Bíblia não é diferente. Para entendermos o que um texto está nos dizendo precisamos saber primeiro qual é o contexto daquelas palavras, pois é ele que vai clarear as nuances do que estamos lendo. O contexto nos indica a história, a argumentação, a ideia que está sendo trabalhada pelo autor, etc. Sem o contexto nossa leitura estará prejudicada – quando não equivocada! Então, observe o contexto ao ler um texto da Escritura Sagrada. Veja o “grande quadro”.

Seguindo esses passos é possível vencer as dificuldades da leitura da Palavra de Deus. Então, não deixe o desânimo vencer você. Peça ajuda a Deus e encare essa jornada. Afinal, não há nada mais gratificante e prazeroso do que conhecer a Deus em sua Palavra.

Eron Franciulli C. Júnior

0 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *