Três Resoluções para 2017

Três Resoluções para 2017

pastoralO fim de 2016 se aproxima e com ele a lembrança daquilo que vivenciamos de bom e de ruim. Nessa época, é comum ficarmos mais pensativos a respeito dos rumos de nossa vida. Também é comum estabelecemos metas para o ano que se inicia, a fim de melhorarmos nossa condição financeira, social, profissional, física e até estética.

Normalmente, as metas mais desejadas são: enriquecer, comprar um carro novo ou uma casa, namorar, noivar ou se casar, ter filhos, crescer profissionalmente, viajar para outro país, ter boa saúde e, é claro, talvez a mais desejada de todas, ficar com o corpo “em dia”. Algumas pessoas até fazem promessas para alcançar um ou mais desses objetivos!

Contudo, poucas pessoas se lembram de traçar metas para crescer na vida cristã e, infelizmente, essa falta de interesse pelas prioridades do Reino de Deus revela que temos nos ocupado em demasia com as coisas terrenas. O resultado disso é o enfraquecimento da fé, da família e da igreja de Cristo.

Então, se seu desejo para 2017 é priorizar seu relacionamento com Deus, crescendo no conhecimento de Cristo e sendo conformado à imagem dele (Rm 8.29), proponho aqui três resoluções que não podem faltar em sua lista de ano novo. Certamente outros itens poderiam ser acrescentados, mas os tópicos abaixo são essenciais:

  1. Ler diariamente a Bíblia. Qualquer pessoa sabe que disciplina é fundamental para se alcançar os objetivos estabelecidos. Sem uma dieta balanceada associada à atividade física regular é quase impossível melhorar a saúde e emagrecer. Sem controle de gastos dificilmente alguém manterá sua conta “no azul”. Se nosso objetivo é conhecer mais a Deus e parecer mais com Jesus, porque, então, negligenciamos a disciplina da leitura da Palavra? Semelhantemente, não alcançaremos nosso objetivo sem leitura diária da Escritura. Portanto, em 2017, leia mais a Palavra de Deus. Trace uma meta bem definida para ler toda a Bíblia e empenhe-se para cumpri-la.
  1. Orar diariamente. A oração é o meio pelo qual temos intimidade com nosso Pai. Através desse canal somos conduzidos pelo Espírito Santo a priorizarmos a glória de Deus e a sermos modestos em nossas petições (Mt 6.9-15). A oração é também o meio que Deus usa para nos trazer paz, a medida que colocamos sobre ele as nossas ansiedades e descansamos no seu cuidado (Fp 4.4-7). Se o nosso desejo é conhecermos mais a Deus e desfrutarmos de um relacionamento íntimo com Ele, nos disciplinarmos na oração diária é fundamental para alcançarmos nosso objetivo. Então, em 2017, ore mais. Ore todos os dias. Ore em todos os momentos (1Ts 5.17).
  1. Servir em uma igreja local. Por fim, e não menos importante, nos envolvermos em uma igreja fiel a Cristo e à Escritura é fundamental para nosso crescimento espiritual. Na igreja somos confrontados e encorajados. Nela, Deus nos usa como instrumentos para a edificação de outras pessoas ao mesmo tempo em que somos edificados. O cristianismo sempre foi e continuará sendo uma experiência comunitária. Não há espaço para o individualismo na fé cristã. Então, em 2017, envolva-se mais na igreja local. Sirva do modo que for necessário, humilde e amorosamente. Comprometa-se com as outras pessoas que ali estão e também com os objetivos da igreja. Não deixe de experimentar a benção de fazer parte do povo escolhido por Deus.

Enfim, qualquer lista de resoluções para 2017 que não priorize esses três tópicos negligenciará as atividades mais vitais da fé cristã. Ler a Bíblia, orar e servir em uma igreja local são disciplinas essências para todos que desejam conhecer mais a Deus e viver para a glória dele. Comece hoje mesmo a definir suas metas para o novo ano. Pense em sua saúde, em suas finanças e também em seus relacionamentos. Entretanto, pense principalmente em seu relacionamento com Deus. Busque em primeiro lugar o reino do Pai celestial e experimente seu cuidado em cada detalhe de sua vida.

Eron Franciulli C. Júnior

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *