Um Amigo Sempre Presente

Um Amigo Sempre Presente

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja sempre convosco” (Jo 14.16)

Como é bom uma vida com muitos amigos! Nas horas mais difíceis lá estão eles para nos amparar, trazer palavras de ânimo, ouvir nossas lamúrias e nas horas mais felizes estão conosco comemorando, vibrando e participando nossas conquistas. Você tem amigos assim? Você tem alguém que celebra com você suas vitórias e o ampara no meio de suas lutas?

Contudo, mesmo tendo muitos amigos, muitas vezes somos tomados de solidão e não temos como acessar aqueles que nos são tão queridos. Mas, existe um amigo Divino, enviado para ser a melhor companhia daquele que crê em Jesus como seu Senhor e Salvador. Trata-se do Espírito Santo que é eternamente procedente do Pai e do Filho e está conosco 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, e mais, mora em nosso coração.

O anúncio de sua vinda foi dado por Jesus quando comunicou aos seus discípulos que voltaria para o Pai, mas enviaria o Espírito Santo. A gloriosa notícia de nosso Senhor foi que o Espírito Santo estaria com os seus discípulos e nos discípulos para sempre. Ele é o outro consolador prometido por Jesus (Jo 14.6), da mesma natureza e da mesma essência do Pai e do Filho.

Abraham Kuyper ao pensar nessa presença consoladora e amiga do Espírito Santo, escreveu:

E, visto que ninguém mais pode estar sempre conosco, entrar totalmente em nossas tristezas, entender-nos e nos consolar completamente, com amor infinito, o Espírito Santo é o Consolador. Ele habita conosco para sempre, entra nos recessos mais profundos de cada alma, ouve todas as batidas do coração, é capaz de nos aliviar de todas as nossas preocupações, toma sobre si todas as nossas dificuldades e, por meio de suas palavras ternas, amorosas e da doce comunhão, ergue-nos de nossa condição desamparada. [1]

Alegre-se com essa verdade consoladora: depois da consumação de sua obra, Cristo Jesus rogou ao Pai e o Espírito Santo foi enviado à sua igreja (At 2.1-4). Ele foi dado para ficar e não mais ir embora. Aquele que está em Cristo tem um amigo verdadeiro, constante, consolador, encorajador. Quem tem Jesus foi selado com o Espírito Santo da promessa (Ef 1.13). Que verdade gloriosa, que amigo singular! Que possamos andar no Espírito, viver com Ele, obedecer à Sua voz e nos deleitarmos com a presença desse amigo celestial em nossa vida.

Pr. Fábio B. Coutinho

[1] Kuyper, Abraham, A Obra do Espírito Santo. Cultura Cristã – SP, 2010, pg 540.

0 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *